sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Oscar® 2011 - meus pitacos


Finalmente arrumei um tempinho para falar sobre o que mais gosto: cinema! E as premiações que, na minha modesta (merda de palavra! rs) opinião, são, ao mesmo tempo, o apogeu e a desgraça, duas faces da mesma moeda. Podem levar um filme ao estrelato e os demais ao ostracismo.

Como havia dito num post anterior, e já é corriqueiro desde o início do blog, hoje trago as minhas observações acerca dos indicados as 8 principais categorias do Oscar®.

Ainda não consegui assistir a todos os candidatos, até porque, alguns foram lançados em meses atribulados para a minha pessoa. Na edição de 2011 desse quadro, tentarei inovar, trazendo quem deve ganhar, quem eu gostaria que ganhasse e quem pode ser surpresa. Bem, deixemos de enrolação e vamos ao que interessa:


* Roteiro adaptado

Com exceção de Inverno da Alma, assisti a todos os filmes aqui relacionados. Vejo uma disputa aberta, sem favoritos.

Quem ganha: A Rede Social
Quem gostaria que ganhasse: Bravura Indômita
Será surpresa: Toy Story 3


* Roteiro original

Não tenho muito que falar sobre essa categoria. Também não assisti a todos. Não me senti (ainda) compelido a assistir Minhas Mães e Meu Pai. Mesmo assim, parece-me uma daquelas já decididas. Aliás, nessa edição do Oscar®, sinto que teremos muitas outras assim. É ver para descrer.

Quem ganha: O Discurso do Rei
Quem gostaria que ganhasse: A Origem
Será surpresa: A Origem


* Ator coadjuvante

Na mesma situação da categoria anterior, só posso opinar sobre três candidatos. Infelizmente, e gostaria muito de estar errado, essa é mais uma categoria já decidida. Assim como foi 2 anos atrás quando seu colega e, porque não, arquiinimigo (Heather Legder) recebeu postumamente a estatueta pela interpretação soberba de Coringa, esse ano Christian Bale parece não ter concorrentes a altura.

Quem ganha: Christian Bale
Quem gostaria que ganhasse: Geoffrey Rush
Será surpresa: todos os demais


* Atriz coadjuvante

Aqui teremos uma briga de opostos: de um lado, a experiência na imagem de Melissa Leo, que já foi indicada a Melhor Atriz 2 anos atrás; e do outro, a juventude e tato (que nem parece) de iniciante da pequena Hailee Steinfeld. Em O Vencedor, Melissa Leo interpreta a mãe dos boxeadores Christian Bale e Mark Wahlberg; uma mulher que, transformada em empresária do filho mais novo, chega a camuflar seus sentimentos como mãe para manter o foco. Já em Bravura Indômita, Hailee Steinfeld vive uma garota de 14 anos obcecada em encontrar o assassino de seu pai, porém, sóbria o bastante para deixar a cargo da justiça o julgamento do algoz. Uma briga muito boa!

Quem ganha: Melissa Leo
Quem gostaria que ganhasse: Hailee Steinfeld
Será surpresa: Helena Bonham Carter


* Ator

Vejo como outra categoria já definida. Será muito difícil lutar contra o tradicionalismo de O Discurso do Rei e, consequentemente, a preferência que Colin Firth tem atraído depois de receber as principais premiações nesta categoria por sua interpretação bem “maquiada” do rei inglês George VI, que mal conseguia falar em público devido seu problema de gagueira. Consegui assistir a todos os intérpretes, e digo que Colin Firth só ganha por pequenos detalhes: 1) Jeff Bridges interpreta (muito bem!) um remake de John Wayne; no original, inclusive, esse levou sua única estatueta; Sem contar que Jeff Bridges já levou a sua na edição anterior; pouco provável que repita a dose. 2) Jesse Eisenberg que interpreta o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, está muito convincente e, talvez, seja a ameaça. 3) James Franco só está na lista por conseguir interpretar 3 personagens ao mesmo tempo durante uma (curta) cena descontraída do tenso 127 Horas. 4) Javier Bardem, que tem minha preferência, tem um grande tabu pela frente: desde 1999 que um ator de língua não-inglesa (Roberto Benigni) fica a ver navios nessa categoria. É torcer.

Quem ganha: Colin Firth
Quem gostaria que ganhasse: Javier Bardem
Será surpresa: Jeff Bridges


* Atriz

É a categoria que tenho menor autoridade para falar, já que vi apenas duas das cinco interpretações escolhidas. Ainda assim, salta aos olhos a maestria com que Natalie Portman leva o filme Cisne Negro. Sua paradoxal interpretação renega aquele ar de eterna vítima (uma coadjuvante nata) em seus filmes anteriores.

Quem ganha: Natalie Portman
Quem gostaria que ganhasse: Natalie Portman
Será surpresa: todas as outras candidatas


* Diretor

Nessa categoria (assim como na próxima), vejo um paradoxo dos mais complicados e interessantes: a disputa entre os diretores de A Rede Social e de O Discurso do Rei. Premiar o primeiro seria escolher por uma renovação na temática quase sempre conservadora da Academia (como já aconteceu e vem acontecendo com O Silêncio dos Inocentes, O Senhor dos Anéis, Quem quer ser um Milionário? e Guerra ao Terror). Premiar o segundo, significaria manter o foco na perfeição estética; em filmes robustos, porém, maquiados aos moldes da premiação. Seus diretores são, na grande maioria dos casos, excelentes, mas pouco inventivos. É o caso de Tom Hooper, um diretor para TV que parece ter medo de almejar algo maior. E pensar que Christopher Nolan nem sequer foi nomeado. Novamente! Que injustiça!

Quem ganha: Tom Hooper
Quem gostaria que ganhasse: Joel e Ethan Coen
Será surpresa: David Fincher


* Filme

Apenas dois! Isso mesmo, apenas dois entre os dez candidatos eu não vi ainda. Digo ‘ainda’ porque pretendo assistir Inverno da Alma. Senti falta de Biutiful nessa lista. Apesar disso, acho uma das listas mais equilibradas e difíceis de prever. Cada filme possui uma particularidade. Como, se juntos, formassem a película perfeita. Percebo aqui a mesma situação que expliquei na categoria de Diretor: a disputa ocorre entre dois, com os demais apenas observando se surge alguma brecha. No caso desses, estarem aqui, indicados, já é uma premiação e tanto.

Quem ganha: O Discurso do Rei
Quem gostaria que ganhasse: A Origem
Será surpresa: A Rede Social


A premiação, para quem não sabe, acontece no próximo dia 27, no já batido Teatro Kodak.


H (to the moon and back)

Um comentário:

Juliana Almeida disse...

Adoro o Colin Firth (que por sinal estará no meu TCC, aguarde..rs), torcendo por ele. E pelo que li, de fato Natalie Portman é a bola da vez ;-)

Ah, vou assistir ao Cisne Negro dia 02 no Reserva (consegui arrastar o Mu..rs).

Bjo!