sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A 3a fatia...

Bem, sexta à noite.. eu devia estar fazendo meu trabalho de "pré-projeto", mas não estou conseguindo escrever nada sobre! rsrs

Então, resolvi terminar a terceira parte dos "50 melhores filmes que já vi". Tive que fazer algumas mudanças de última hora, nada espetacular demais, porém, necessário. Segue a dita cuja:



Cinema paradiso (Cinema paradiso): como eu queria ter a sorte desse menino do filme. Não deixa de ser um filme engraçado. Curioso, ele aprende logo as manhas da arte de reprodução cinematográfica. Salvatore (esse menininho da foto), já adulto, depois de saber da morte do amigo Alfredo, relembra sua infância e juventude, onde tudo aconteceu graças a ajuda do amigo. Trilha do excelente Ennio Morricone.


2001: uma odisséia no espaço (2001: a space odyssey): numa época que o termo “ficção-científica” era tão desconhecido quanto o próprio espaço, Stanley Kubrick lança essa obra-prima do cinema. A jogada do nome do computador HAL foi brilhante. Esse, inclusive, é um personagem a parte do filme.



Matrix (The matrix): para aqueles que acham que os efeitos especiais são tudo e mais um pouco numa grande produção, então esse é o filme! Apesar do enredo não ser muito convincente, seus efeitos e cenas são fora de série. Uma pena que os outros dois filmes da seqüência não tiveram o mesmo sucesso. Ganhou 4 Oscars.



Boa noite e boa sorte (Good night and good lucky): eu não sou fã dos filmes em preto e branco, mas esse filme do George Clooney sobre a pressão do governo norte-americano sobre os meios de comunicação no começo da Guerra Fria não teria a mesma intensidade se fosse colorido! O discurso de David Strathairn logo no início é uma das minhas cenas favoritas de todos os filmes.



Encontro com Milton Santos: o primeiro dos 4 filmes brasileiros que vou relacionar nessa minha lista. É o típico filme que você perde a atenção de tanto pensar sobre o que está sendo mostrado. Informações valiosas e reveladoras sobre os impactos da globalização na vida de todos. Esse eu dedico a professora Dilma.. se não fosse ela, nunca teria assistido esse.



Nós que aqui estamos, por vós esperamos: lembro desse filme quando foi anunciado na TV, 10 anos atrás (Nossa! Como tô ficando velho! rs). Algum tempo depois, passou na TV Cultura.. achei sensacional, ainda mais quando fiquei sabendo como foram feitas as “colagens” das imagens: numa época de internet discada e sem muitos recursos para tratamento de imagem, Marcelo Masagão conseguiu fazer um filme totalmente digital, que conta a história da humanidade durante o último século.



Reine sobre mim (Reign on me): de todos os filmes sobre o ataque de 11/09, esse é meu favorito. Adam Sandler faz o papel mais sério de sua vida, quando interpreta um pai de família que acaba de perder as filhas e a esposa durante o ataque. Na esperança de não sofrer mais, ele se isola do mundo. Destaque especial para a trilha, desde a primeira música, “I`m a simple man” até a música título do filme, que só toca durante os créditos.



Piratas do Caribe: a maldição do Pérola Negra; o baú da morte & no fim do mundo (Pirates of the Caribbean: the curse of the Black Pearl; dead man`s chest & at world`s end): Jerry Bruckenheimer é o melhor quando o assunto é filme de ação. Não existe produtor melhor! E a trilogia de “Piratas do Caribe” talvez seja o ápice dos efeitos especiais. A história até que não é grande coisa, mas é muito engraçada. Como diria Davy Jones: “Jack Spppppppaaaaaarrooow”.


Good night, and good lucky for everybody!

H

Nenhum comentário: