quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Antes de começar



Antes de começar o post propriamente dito, gostaria de dedicá-lo a mocinha que me atendeu na perfumaria que vou de costume. Lembro-me que nas primeiras vezes que estive por ali, era tratado por “rapaz”; de alguns anos para cá, recebia, meio a contragosto, um malfadado “Pois não, moço?”; Contudo, o que parece impossível aconteceu e, domingo, quando adentrei o recinto, fui recepcionado com um “Posso ajudá-lo, senhor?”.

Certo que a menina parecia ter metade da minha idade (e olha que eu tenho 26!) e só estava sendo educada. Mas, poxa vida, SENHOR??!! Como é estranho percebermos que estamos envelhecendo mais rápido do que gostaríamos. Ou melhor, acho que ninguém gostaria de perceber essas coisas.

Existem aqueles falsos moralistas que dirão “não diga ficar velho.. diga ganhar experiência”. Desculpem-me, mas não consigo ser tão hipócrita assim! Concordo sim com o caso do ganho de experiência. Porém, de que ele adianta se os mais velhos (e não me refiro só a terceira idade!) não são mais respeitados nesse país?!

Há muito tempo que vejo pessoas perfeitamente saudáveis tomando lugares reservados em ônibus, metrô, trem e, quando uma pessoa que tem direito de se sentar ali, os indivíduos que já estavam simplesmente a ignoram. Ou pior, fingem que estão dormindo.

Esse não é o único, muito menos o mais lastimável, motivo que me faz ter medo de envelhecer. Talvez ter medo não seja o termo exato. Na verdade, o que eu temo mesmo é o fato de, um dia, chegar ao ponto de não vislumbrar mais um sentido para a minha vida, não possuir mais aquele ânimo característico que me permita enxergar as várias escolhas que a vida me disponha.

Medo de chegar o momento onde me restará apenas uma alternativa: esperar pela morte. Como o personagem do Morgan Freeman no início do filme “Antes de Partir”, que assisti com a Bequinha no último sábado. Medo de não encontrar uma persona como o Jack Nicholson quando eu mais precisar...


H (envelhecer.. para quê?)

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é senhor, hoje existe a geração dos velhos de mente, este sque já se entregaram ao comodismo, ao cansaço e a rotina das massas. Por isso, tantos jovens ocupam na cara dura os locais reservados.

Te chamaram Senhor? Lembra estes dias que uma guria de 18 me chamou de tio? Abç