segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O sucesso da minha alegria


Nem a "Santa Ceia" original foi tão animada...

Victor Hugo, poeta ultra-romântico, num certo poema de sua autoria (e um dos meus favoritos!), deseja que "...você tenha amigos / que mesmo maus e inconsequentes / sejam corajosos e fiéis / e que, em pelo menos num deles, / você possa confiar, sem duvidar...".

Já Aristóteles, famoso filósofo grego, em seu livro “Ética a Nicômaco”, um verdadeiro receituário de profundas reflexões sobre a amizade, diz que a “amizade é uma virtude, e é a coisa mais necessária à vida. [...] Sem amigos ninguém escolheria viver, ainda que houvesse outros bens.”.

Por sua vez, Francis Bacon, filósofo e político inglês da virada dos séculos XVI e XVII, diz em seu livro “Essays” que “Sem amizade, uma multidão é só companhia, as caras não são mais do que uma galeria de retratos, e a conversa um simples tinido de címbalos.”.

Eu tenho por definição que a amizade é algo ambíguo, já que pode ser classificada como complexa e simples ao mesmo tempo. Complexa porque envolve afinidade entre seres (humanos, em sua maioria) que possuem distintas opiniões, pontos de vista, gostos etc., justamente porque são seres criados de maneiras diferentes; simples porque, exatamente por ocorrer entre seres complexos, esses mesmos também são passíveis de sociabilização, carentes por encontrar indivíduos parecidos, ansiando pelas mesmas necessidades, formando assim um grupo, uma comunidade, um povo.

Como já disse aqui várias vezes, trato meus amigos como irmãos, por um motivo que pode fugir a compreensão de todos, porém, bem fácil de se entender: eu adoraria ter mais irmãos! Mais velhos, para poderem me ensinar coisas que a vida me mostraria em pequenos (ou grandes) golpes; e, por que não, mais novos também, para eu poder ajudá-los nas horas mais difíceis e consolá-los quando a vida também lhes dessem umas cassetadas (e atormentar de vez em quando, claro! rs).

Sobrou até para o SAIMON!!!

Bom, disse tudo isso para ilustrar o que significou o "4o Encontro de Biblioamigos". Meu círculo de amizade é mínimo quando comparado com outros tantos. São poucos, porém muito valentes. Valentes por suportarem minha presença e aceitá-la de bom grado. Por aguentarem e-mails e mais e-mails meus "exigindo" tal encontro numa época tão conturbada de TCCs e decisões de temas.

O bem que foi me transferido desse encontro, renderá frutos por alguns meses... até uma próxima reunião, com certeza!


H (sou um espelho voltado aos meus amigos...)

3 comentários:

Juliana Almeida disse...

:)

Amo vcs!

Só.

Jujuba.

LHISS disse...

Que lindoooo...espero fazer por muitooossss anos parte desse seu círculo e quando lá não sei quanto tempo passar eu consiga um dia experimentar os lips mais assim lindos que conheço!!!
kkk
bjs

Aga(menon) disse...

Não esqueça que nesse dia da reunião, vc só não experimentou porque não quis.. rs