segunda-feira, 16 de março de 2009

Compositores - Maurice Jarre


Maurice Jarre nasceu em 12 de setembro de 1924, em Lyon, França. Filho do diretor técnico de uma estação de rádio local, ele ainda não optara pela carreira musical, até que, aos 16 anos, ouviu a Rapsódia Húngara No. 2, de Lizst. Imediatamente, decidiu que ainda seria um grande regente de orquestra. Estudou percussão no Conservatório de Música de Paris, e tornou-se timpanista na maior orquestra sinfônica da cidade. Posteriormente, estudou composição com Jacques de la Presle, Louis Aubert e Arthur Honegger. Seus profundos estudos de música étnica (especificamente Russa, Indiana, Japonesa, Sul-americana e Árabe) seriam de grande utilidade em seu trabalho no cinema. Após a formatura, Jarre colaborou com Pierre Boulez, compondo música para a companhia teatral de Jean Louis Barrault, e depois tornou-se diretor musical do Teatro Nacional Francês, posição que ocupou por doze anos.

Em 1952, ele compôs o seu primeiro score cinematográfico para o documentário anti-belicista de Georges Franju Hotel des Invalides. Jarre continuou a compor para o teatro nos anos 50 e 60, incluindo vários balés (entre eles, Notre Dame de Paris, constante do repertório tanto do Balé Kirov como da Ópera de Paris), uma ópera para o rádio (Ruiselle, 1954), um concerto para percussão e cordas (1956), Mobiles para Violino e Orquestra (1961), e uma cantata para soprano, contralto, coral e orquestra (Cantates pour une Emente, 1964). A música de Jarre acompanhou um impressionante número de filmes notáveis nos últimos quarenta anos, que incluem triunfos artísticos e muitos sucessos comerciais. Foi agraciado com indicações ao Oscar pelo misticismo de Ghost (1990), sua música majestosa para as gentis criaturas de Na Montanha dos Gorilas (1988), a partitura dramática de A Testemunha (1985), sua música de grande escala para o épico Mohammad, Messenger of God (1977), uma deliciosa canção para Roy Bean, O Homem da Lei (1972) e seu score para o oscarizado filme francês Sundays and Cybele (1963). O terror de Atração Fatal (1987), o charme de Sociedade dos Poetas Mortos (1989), e o humor de Luar Sobre Parador (1988) foram em muito acentuados pela música de Jarre. Em 1994, Jarre foi condecorado como Oficial da Ordem Nacional da República da França pelo Presidente Francois Mitterand. Para a ocasião - que comemorava o qüinqüagésimo aniversário da libertação da França da ocupação nazista, durante a II Guerra Mundial - ele compôs a obra de 15 minutos Liberátion.

Até os dias de hoje, apesar de não compor há mais de 7 anos, ainda é considerado o maior compositor cinematográfico francês.

Algumas de suas composições:

* Lawrence da Arábia (1962)

* Dr. Jivago (1965)

* Passagem para a Índia (1984)

* Mad max: além da cúpula do trovão (1985)

* A Testemunha (1985)

* Atração Fatal (1987)

* Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

* O céu se enganou (1989)

* Ghost: do outro lado da vida (1990)





H (logo acaba)


Nenhum comentário: