sábado, 18 de abril de 2009

História com "H" - IX


Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, Alemanha, em 14 de março de 1879, no seio de uma família judaica. Em junho de 1880, a família Einstein muda-se para Munique. Em 1885, Hermann Einstein (pai de Albert) e seu irmão Jacob, que era engenheiro e empreendedor, fundam uma empresa de material elétrico, a J. Einstein & Cie. Os dois irmãos estão convencidos de que este setor em pleno crescimento oferece melhor rentabilidade do que o tradicional negócio de penas de colchão.

Com três anos, Einstein ainda tinha dificuldades de fala, o que preocupou os pais; apesar disso, revelou-se um aluno brilhante. Recebe instrução de uma professora em casa. Sua instrução termina quando Einstein, aborrecido, arremessa uma cadeira sobre sua professora. Aos seis anos de idade, Einstein tem aulas de violino com Herr Schimied, que a princípio não lhe agradam, terminando por abandoná-las. Mas, ao longo da sua vida, tocar violino e, em particular as sonatas de Mozart, torna-se uma das suas atividades preferidas.

Em outubro de 1885, Einstein começa a frequentar uma escola primária Volksschule, escola católica em Munique. Os pais de Einstein, por não serem judeus praticantes, não se importaram que o filho frequentasse inclusive a catequese. Einstein era aluno seguro e persistente, no entanto um pouco lento na resoluçao de problemas. Tem uma juventude solitária, muito devido a sua inibição e problemas de convívio social.

Em 1895, decide entrar na universidade antes de terminar o ensino secundário. Faz exames de admissão à Universidade Federal Suíça, em Zurique, mas reprova na parte de humanidades dos exames. No ano seguinte, Einstein renuncia à cidadania alemã com o intuito de assim evitar o serviço militar alemão. Pede então a naturalização suíça, que receberia em fevereiro de 1901. Cursou o ensino superior na Federal de Zurique, onde mais tarde foi docente. Concluiu a graduação em Física em 1900, obtendo, cinco anos mais tarde, também o doutorado. Em novembro de 1915, Einstein apresentou perante a Academia Prussiana das Ciências uma série de conferências onde mostrou a sua teoria da relatividade geral sob o título "As equações de campo da gravitação". A teoria serviu de base para o estudo da cosmologia e deu aos cientistas ferramentas para entenderem características do universo que só foram descobertas bem depois da morte de Einstein.

Em 1933, depois que Hitler chega ao poder, Albert Einstein deixa a Alemanha rumo aos Estados Unidos, aceitando assim a proposta do cargo de professor de física teórica da Universidade de Princeton. Torna-se cidadão americano em 1940. No ano seguinte, quando questionado sobre o Projeto Manhattan (construção da bomba atômica norte-americana), disse, entre outras coisas:

"Mas hoje, a guerra se chama o aniquilamento da humanidade. Protestar hoje contra os armamentos não quer dizer nada e não muda nada. Só a supressão definitiva do risco universal da guerra dá sentido e oportunidade à sobrevivência do mundo. Daqui em diante, eis nosso labor cotidiano e nossa inabalável decisão: lutar contra a raiz do mal e não contra os efeitos [...]". E, anos mais tarde, já com o fim da Segunda Guerra, disse: "Se soubesse que os alemães não seriam bem sucedidos na produção da bomba atômica, não teria levantado um dedo".

Albert Einstein, o mais prestigiado e conhecido cientista de sua geração, morreu em 18 de abril de 1955, aos 76 anos, em consequência de um aneurisma. O seu corpo foi cremado mas seu cérebro foi doado ao cientista Thomas Harvey, patologista do Hospital de Princeton. A famosa fotografia onde mostra a língua teria sido tirada durante uma entrevista a imprensa norte-americana. Einstein estava tentando convencer o povo americano a enviar cartas ao presidente pedindo o fim dos ataques nucleares, quando um repórter teria lhe perguntado: "O Presidente dos Estados Unidos nos oferece a paz em troca do uso da bomba; o que tem o senhor a oferecer à população americana em troca da paz?". E Einstein, mostrando a língua para o fotógrafo, respondeu: "Ofereço-vos a língua, para que passem os selos".
H (E=M.C²)

Nenhum comentário: