Como eu disse assim que a enquete sobre o título desse quadro terminou, o primeiro seria dedicado a uma amiga que há quase 5 anos vem me ajudando, atazanando e aguentando (rs). E, assim, o inaugurante desse quadro sobre carros antigos será um pequeno valente, que nasceu à sombra do domínio do Fusca.
O Karmann Ghia é um carro esportivo de dois lugares produzido pela Volkswagen, projetado pela empresa italiana Carrozzeria Ghia & Gariglio, e construido pela empresa alemã Karmann GmbH de 1955 à 1974.
O projeto inicial apresentado pela Karmann não agradou muito aos executivos da Volks. Buscando satisfazer um cliente tão importante, a Karmann procurou ajuda em outras empresas especializadas - e foi então que Luigi Segre, responsável pelo renomado "carroziere" italiano Ghia, apresentou a Wilhelm Karmann um desenho recusado pela Chrysler. Aprovado por Heinrich Nordhoff, então presidente da VW, em 1955 o primeiro Karmann Ghia deixou a linha de montagem em Osnabruck, Alemanha, como modelo 1956 (também conhecido como Tipo 14). A apresentação oficial para a imprensa e os concessionários se deu no dia 14 de julho daquele ano. Já o público, pode conferir de perto o pequeno esportivo algumas semanas depois, no Salão de Frankfurt.
O cupê de duas portas da Volkswagen era muito atraente. Na frente, faróis circulares e abaixo deles pequenas luzes de direção de forma cônica. Compunham o conjunto duas pequenas entradas de ar cromadas em forma de bolha. Visto de perfil, as linhas eram muito arredondadas e as colunas estreitas proporcionavam ótima visibilidade para todos os lados. Formas sensuais e muito femininas. Atrás, lanternas retangulares em posição vertical. Havia poucos frisos e cromados nas laterais e os pára-choques eram envolventes.
Em termos aerodinâmicos, o Tipo 14 não decepcionava. E era muito compacto: media 4,14 m de comprimento, 1,63 m de largura, 1,33 m de altura e entre eixos de 2,40 m. Pesava apenas 830 kg.
Saído da sombra do Fusca, uma vez que a base mecânica era a mesma, através do motor 1200 cc de 36 cavalos, somada ao inédito e belo estilo do estúdio italiano Ghia, fez com que logo no seu primeiro ano de produção o modelo vendesse mais de 10.000 unidades. Dois anos mais tarde viria a versão cabriolet (conversível), provocando um aumento para o patamar dos 18.000 carros (chegando ao pico de mais de 33.000 em 1960). Logo o carrinho esportivo da Volkswagen trilhou seu próprio caminho de sucesso. Isso, somado aos planos de crescimento da empresa no Brasil, fez com que a VW resolvesse produzi-lo aqui a partir de 1962. A mecânica e a motorização mantiveram-se idênticas ao modelo europeu até 1966.
Em 1967 a motorização inicial foi substituída pelo famoso motor 1500cc, de 52 cavalos, conferindo um pouco mais de "esportividade" ao modelo, e levando-o aos 138 km/h de velocidade máxima. Assim o desempenho ficava um pouco mais condizente com o aspecto, pelo menos para os padrões da época. Além disso, o sistema elétrico passou de 6V para 12V. O desenho das lanternas traseiras foi modificado. No final de 1967 foi lançado o Karmann Ghia conversível que atualmente é um dos modelos nacionais mais raros e valorizados em todo o mundo. Foram produzidas apenas 177 unidades (sei que você gostaria ter um, né Jujuba?! rsrs). Em meados de 1969 ocorreu o aumento da bitola traseira e do corte dos paralamas traseiros, o que deixou a roda traseira mais visível.
Nos 10 anos em que foi produzido no Brasil, pouco mais de 23.500 Karmann Ghias sairam da fábrica, tendo como ano mais produtivo o de 1968, com 5 mil unidades.
Quem quiser maiores informações sobre o polivalente Karmann Ghia, pode acessar esse site que traz maiores informações sobre todos os modelos fabricados. No Youtube, achei esse vídeo bem legal sobre um. Quem curte ronco de motor vai babar... rs
Para finalizar, duas das principais aparições do Karmann Ghia nas telonas: em 1983, no filme 007 contra Octopussy, dividindo as atenções em algumas cenas com Roger Moore; e em 2004, na película de Quentin Tarantino Kill Bill 2, sendo pilotado pela bela Uma Thurman.
H (esse foi pra você, Jujuba!)
Um comentário:
H, H, tô meio atrasada no comentário, mas ADOREI esse post!
"pequeno mas valente" foi ótimo..rs
Vc vai ver, é fato, vou ter um Karmann vemelho 64 conversível!
=D
Postar um comentário