sábado, 4 de julho de 2009

Top 10 músicas favoritas...


Se tem uma coisa que me fascina tanto numa película quanto a reputação de quem a conduz e/ou os compassos de sua trilha original, são as músicas escolhidas para compor seu repertório. Quem entende, sabe bem que não estou falando de música instrumental. Não. Estou me referindo a música mesmo, "cantada", com vocal, guitarra, bateria, baixo, piano, gaita e o que mais vier a cabeça.

Pensando nisso há mais de 2 meses, resolvi criar esse Top especial. O título completo seria "Top 10 músicas favoritas que foram trilha de filmes e se destacaram mais do que eles". Realmente, só eu mesmo para pensar num título desse para um post musical.

Porém, antes de relacionar os eleitos, vamos as explicações (vocês pensaram mesmo que eu ia deixar passar em branco?! rs): 1o) resolvi deixar filmes-musicais de lado, por motivos óbvios; as canções não, obrigatoriamente, deveriam ser criadas exclusivamente para o filme; senão, a lista seria só com musicais; 2o) cada filme não poderia ter duas ou mais músicas na lista, por melhor que elas fossem; 3o) assim como no passo anterior, cada banda/artista não poderia aparecer na lista duas ou mais vezes, por mais difícil que fosse a escolha; 4o) a listagem será relacionada por ordem alfabética, não indicando, dessa forma, um ranking musical; 5o) e, por último, ela terá uma sequência em breve, reflexo do tamanho que a lista preliminar tomou (quase 40!).

Bom, explicações dadas, então vamos as selecionadas:

Accidentally in love - Counting Crows: trilha do segundo filme sobre o ogro Shrek, foi indicada ao Oscar de Melhor Canção em 2005. Depois do sucesso do primeiro filme, várias bandas se ofereceram para compor o tema de amor em Shrek e a princesa Fiona. E essa foi a escolhida (uma ótima escolha, aliás).




Brighter than sunshine - Aqualung: essa foi difícil. Eu tinha uma outra música em mente, também desse filme ("De repente é amor"). Contudo, fiquei com essa por causa da letra e a sonoridade do piano.




Eye of tiger - Survivor: quem nunca se sentiu inspirado a dar uns socos no ar ouvindo essa música?! Uma das poucas coisas boas que a dupla trilogia do Rock Balboa nos deixou.




Heroes - The Wallflowers: tal pai, tal filho. Nada como ser peixinhos de ninguém menos que Bob Dylan! Jakob, vocalista da banda, apesar de não declarar publicamente, parece que aprecia tanto o trabalho do paizão, que resolveu regravar um de seus sucessos para o filme "Godzilla" de 1998. Tinha outras duas músicas também desse filme que eu estava em dúvida. Só escolhi essa porque acho que a regravação ficou melhor que a original (desculpa, Bob!).




I don't wanna miss a thing - Aerosmith: sem comentários. Uma das minhas bandas favoritas. O filme "Armageddon" é uma merda, mas a música é de chorar de tão boa.




Life is a highway - Rascal Flatts: essa música conseguiu um fato interessante (eu disse interessante e não inédito!) até então: foi trilha de dois filmes! Mas ela está aqui pela animação da Pixar "Carros".




Painted on my heart - The Cult: para um filme repleto de belas máquinas (Jolie incluída! rs) como "60 segundos", essa música não deixa nada a desejar.




Streets of Philadelphia - Bruce Springsteen: uma grande dúvida! A mais recente dele, trilha do filme "O Lutador" é muito boa. Mas essa que foi trilha do filme "Filadélfia" e ganhou o Oscar de Melhor Canção em 1993 tem uma tocada característica que, mesmo se fosse só instrumental, qual cinéfilo logo diria "ah, essa é trilha daquele filme com o Tom Hanks, não é?!".




Tiny Dancer - Elton John: uma das melhores partes do filme "Quase Famosos" é justamente quando essa música toca. Aliás, quando ela é cantada por toda a trupe dentro do ônibus. É de arrepiar!




You know my name - Chris Cornell: nunca cheguei a assistir toda a saga do 007. Mesmo assim, sei que essa é a trilha que falta para o agente número um de sua Majestade. Uma música a altura do filme "Cassino Royale".




Até o fim desse mês, tem a sequência. Bom proveito.


H (aceito sugestões)

3 comentários:

Sr. Torres disse...

Senhor, ainda que dei uma mera visualizada, percebo o bom gosto musical. Dos tops destaco You know my name e Eye of tiger. Isto que é variedade. Fora funk, pagode e forró!

The Owl disse...

Putz, nem tenho mais a lista tb. Mas vou ver se consigo refazê-la e depois te passo, ok?

Valeu!

The Owl disse...

Ó, eu te mandei a lista pelo e-mail que encontrei na lista do Cabi. Se vc não receber, me dá um toque, ok?

Valeu!