segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Compositores - Elmer Bernstein


Nascido na cidade de Nova York no dia 04 de abril de 1922, Elmer Bernstein resolveu dedicar-se à música aos 12 anos de idade. Estudou piano, e gradualmente transpareceu que ele tinha um talento nato para a improvisação. Logo atraiu a atenção de Aaron Copland, que fez com que o jovem estudasse com um de seus pupilos, Israel Sitowitz. Elmer começou a dar recitais ao final de sua adolescência, e aos 21 anos, prestou o Serviço Militar. De uniforme, sua habilidade ao piano lhe seria de pouca valia, mas em virtude de seu grande conhecimento da música americana, ele foi transferido para o Serviço de Rádio das Forças Armadas, onde tornou-se arranjador, e em breve, compositor de músicas incidentais para produções radiofônicas.

Quando deixou o Serviço Militar (1946), Elmer havia composto para uns 80 programas. Apesar desta impressionante produção, teve poucas oportunidades no ramo, e voltou a ser pianista de concertos. Entretanto, em 1949, sua experiência como compositor de rádio foi lembrada, e foi convidado pelo serviço de rádio das Nações Unidas para compor uma partitura para celebrar o armistício conseguido pela ONU em Israel. O programa foi transmitido pela NBC, e foi ouvido pelo estimado escritor/produtor Norman Corwin, que contratou Elmer para compor o score de um de seus dramas de rádio. Este, por sua vez, foi ouvido por um executivo da Columbia Pictures, que convidou-o a musicar 2 filmes, "Saturday's Hero" e "Boots Malone", ambos em 1951.

A longa carreira de Elmer Bernstein, como compositor de cinema, finalmente começara. Contudo, nos primeiros anos, seus trabalhos limitavam-se a filmes menores, até que uma grande produção surgiu em seu caminho – "Os Dez Mandamentos", o épico de 4 horas de Cecil B. DeMille. Victor Young, que compusera a maior parte das trilhas dos filmes anteriores de DeMille, havia falecido, e o produtor/diretor necessitava de alguém que criasse uma partitura no estilo que fora consagrado por Young. Elmer provou que era capaz de fazê-lo, e ao mesmo tempo criar um estilo nitidamente próprio. "O Homem do Braço de Ouro", considerada a primeira grande partitura a utilizar o jazz, valeu a Elmer sua primeira indicação ao Oscar. E seu estilo próprio ficou ainda mais evidente quando a trilha de "Sete Homens e um Destino" definiu o som dos Westerns (e logo ficou conhecido como o tema dos comerciais dos cigarros Marlboro).

Agraciado com vários prêmios por seu trabalho no cinema, TV, teatro e rádio, Bernstein possui 13 indicações ao Oscar, recebendo-o em 1967 pelo score de Positivamente Millie, de George Roy Hill.

Quando soube que Martin Scorsese estava refilmando "Cabo do medo", Bernstein telefonou para o diretor e pediu para adaptar a partitura original de Bernard Herrmann. "Bernard Herrmann foi um dos meus heróis", explica Elmer, "e achei que seria um privilégio adaptar um dos seus scores. Compus 6 minutos de música original, mas usamos na maior parte o trabalho original de Herrmann. Como a versão de Scorsese é bem diferente da original, tivemos de redistribuir as faixas."

Aliás, nenhum outro compositor demonstrou maior preocupação, ou foi mais ativo, para preservar grandes partituras do cinema, produzindo gravações com recursos próprios. Em 1972, Elmer expressou a sua preocupação pelas composições de cinema em um artigo para a revista High Fidelity, intitulado "O Que Aconteceu à Grande Música do Cinema?". E porque acreditava firmemente na necessidade de estabelecer melhores padrões para a apreciação da música de cinema, Elmer criou sua própria gravadora, a Film Music Collection. Neste selo, ele gravou, em muitos casos pela primeira vez, a música de Max Steiner, Franz Waxman, Alfred Newman, Miklos Rozsa, Jerry Fielding, Dimitri Tiomkin, Bernard Hermann, e Alex North.

Em 2001, Bernstein completou 50 anos de carreira no cinema, tendo no período criado mais de 200 trilhas sonoras - foi o único compositor a, até então, atingir tal marca. Faleceu no dia 18 de agosto de 2004, em sua residência na Califórnia, aos 82 anos. Sabia-se que ele estava doente há tempos, mas a causa da sua morte não foi revelada.

"A arte de realmente apoiar um filme dramaticamente, onde o compositor é praticamente uma extensão do roteiro - isso é muito raro hoje em dia, o que torna a morte de Bernstein ainda mais triste", disse à revista Times Marilyn Bergman, presidente da Associação Americana de Compositores, Autores e Editores.


Algumas de suas composições:

Os dez mandamentos (1955)
O homem do braço de ouro (1956)
Sete homens e um destino (1960)
O sol é para todos (1962)
Positivamente Millie (1967)
Bravura indômita (1969)
O último pistoleiro (1976)
Apertem os cintos... o piloto sumiu! (1980)
Trocando as bolas (1983)
Os caça-fantasmas (1984)
Meu pé esquerdo (1989)
Os imorais (1990)
A época da inocência (1993)


H (Venha você também para o Fantástico Mundo do H!!! rsrs)

2 comentários:

Maria Irene disse...

Meu querido H! Seu blog está com um gosto apuradíssimo. Parabéns mesmo, meu amigo. Ah, mas fale alguma coisa sobre aquele livro...A Sombra do Vento, faça uma propaganda deslavada. As (boas) pessoas merecem saber que este livro é imperdível.
Beijão e Feliz 2009!
Irenita

Juliana Almeida disse...

Poxa, adoro a música do Marlboro (apesar dela ser um detalhe perto das demais composições). Legal saber um pouquinho sobre esse grande artista!

Bjo H!!!!