quarta-feira, 22 de abril de 2009

Põe a culpa no Cabral!


Pedro Álvares Cabral, vulgo "Cabrinho", estava nervoso. O chapéu que o acompanhara nos últimos 17 meses estava aos frangalhos em suas mãos suadas. Estava mais do que nervoso. Estava temeroso. Havia saido de Portugal com missa e voltava com um telegrama de Dom Manuel exigindo sua presença "mais que urgente" junto a Corte. O que poderia ter acontecido de tão surpreendente?

Provavelmente não seria nada de mais. Todos esses meses entre céu e mar devem é ter-lhe assado os miolos para agora ficar imaginando más notícias. Tranquilize-se, Cabral, dizia a si mesmo.

Depois de algumas horas de espera, como era de praxe, "Cabrinho" foi chamado até a presença do rei. Cabral caminhava a passos indecisos e tropegos. Chegou a frente de vossa alteza, fez a reverência pomposa de costume e aguardou que Dom Manuel falasse.

Com a carta de Pero Vaz de Caminha nas mãos, olhos fixos ainda na (re)leitura, o rei levanta a voz para perguntar-lhe: "Cabrinho, digas tu.. por onde andas teu escrivão, Pero Vaz?". Cabral arregala os olhos e responde depois de alguns instantes: "Vossa alteza, o caro Caminha faleceu em batalha, na Índia, como um herói". "Pois sim", murmura o rei. "E quanto a Bartolomeu Dias? O que fora feito dele?"

Cabral, já imaginando pelo pior, engole em seco. Pensa várias vezes em que resposta dar, chegando, ao fim, a decisão de dizer a verdade: "Dom Manuel, infelizmente, sua nau veio a se perder no Cabo da Boa Esperança. Morreu como um herói". "Pois sim", murmura novamente o rei.

Depois de dobrar a carta, Dom Manuel se levanta e diz, olhando diretamente nos olhos de Cabral: "Aqui diz que descobristes novas terras para a Coroa portuguesa. Agora me diga, como isso aconteceu e como pretende chamá-las?". Cabrinho apoia o queixo com a mão, pensa um pouco e logo diz: "Foi quase por acidente, vossa lateza.. mas, quanto ao nome, o que me diz de Brasil, devido a madeira vermelha?"

O rei, já a soltar fogo pelos olhos, chega mais perto, pega Cabral pelas golas e berra: "Estais louco, Cabrinho?! Descobrir por acidente logo o Brasil! Sabes quantas piadinhas vamos ter que aguentar nos próximos 500 anos?!"



H (era para ser engraçado)

2 comentários:

Marcão disse...

Se era para ter sido, entao pq nao foi?! hehe

Brow, agora o brogui ta ficando interessante.. ate que enfim, hein! hehe

E que história é essa que o Éder falou? Fiquei curioso p/ saber.. conta aí..

Marcão disse...

Ah, tava esquecendo.. uma dica pro quadro novo: fala daquele Cadillac que o vô do Capial tinha.. acho que era um Eldorado 73..

Que carro era aquele, hein!

Abr