quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Esperar.. eis a verdadeira audácia!


Quem me conhece, sabe bem que sou do tipo que simplesmente detesta discutir sobre política. Porém, como nos últimos dias não se fala em outra coisa em qualquer mídia que existe, então me senti tentado a falar não sobre, mas reclamar sobre. Antes, um momento flashback:

Ontem, depois de um bom tempo, quando cheguei na faculdade, encontrei minha bixete favorita, a Aline. Ela é do tipo de pessoa politizada até o último fio de cabelo. Gosto muito de conversar com ela. Assim, mantenho meu interesse político em um nível aceitável o bastante para eu não cometer a loucura de me lançar candidato de algo. Ela é empolgada nesse assunto. Invejo isso. Gostaria muito de ter essa mesma postura em relação a algum assunto. Mas esse não é o caso. Vamos continuar...

Beleza, o Barack Obama é o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, a maior privada a céu aberto do mundo. Grande coisa! Alguns meses atrás, quando ainda concorria com a Hillary Clinton (a chifruda conformada!) para ser o candidato democrata nessas eleições, todos falavam que ele não ia conseguir apoio nem para convencer o partido. Quando conseguiu, os céticos já diziam que a disputa entre Hillary e Obama enfraqueceu o partido, o que só fez fortalecer o candidato republicano John “boneco de madeira” McCain (reparem como ele fica com os braços estendidos!).

E agora, que o tal do Barack consegue o tão sonhado feito, acabo de ver no site do Submarino o lançamento do livro dele “A audácia da esperança”! O cara mal chegou na Casa Branca e já dizem que ele é “o Grande Salvador”. Que vai rever os acordos comerciais com Cuba, Venezuela e o restante da América Latina (Brasil incluso). E para completar, o cara lança um livro para falar sobre sua (curta) vida política! Pelo amor de Deus!

A verdade é que o país (EUA) está uma bosta! Cada dia que passa tem mais merda indo descarga a baixo. Aí vem um bando de jornalistas (nem um pouco sensacionalistas) dizendo que o Obama tem um pacote econômico que vai tirar o MUNDO (repito: o MUNDO!) da crise. E se o tal “pacote” se mostrar um embuste? E se nada se resolver e tudo piorar ainda mais? Aí, vai chover retardado (jornalistas) xingando o Barack, rechaçando a sua candidatura, falando horrores da sua postura governista, etc.

Pois é, um círculo vicioso. É isso que a política é para mim. Parafraseando Martin Luther King (esse sim seria um grande presidente!): “Eu tenho um sonho. Que um dia o Anarquismo prevalecerá. [...] Que ninguém mais precisará discutir política. [...] Ah, e que, no dia que o Bin Laden resolver pessoalmente explodir outro avião, que seja com o mesmo em que Lula e George W. Bush estejam. ”

Para terminar, sobre esse assunto maçante, indico três filmes (divertidíssimos):

1) Bob Roberts, do (e com) Tim Robbins (hilário)
2) O candidato, do Michael Ritchie (revelador)
3) Silver city, do John Sayles (impactante)


H (“Confio em 4 seres: Coelho da Páscoa, Duendes, Papai Noel e políticos honestos” M.F.)

Um comentário:

The Owl disse...

Às vezes me sinto culpada por não ser nem um pouco politizada, mas, pensando bem, é uma decepção a menos na vida.

Quando quiser os livros é só falar.
Brigada pelos parabéns! :)