sexta-feira, 12 de junho de 2009

Top 5 filmes para essa data

Certo, eu não estava disposto a voltar. Mas, uma ligação que acabei de receber me fez pensar em algumas coisas e aqui estou de volta.

Uma pessoa me pediu algumas dicas de filmes para essa data. Pensei bastante, revi minha DVDteca toda, consultei outros amigos e, depois de quase uma hora, cheguei a uma lista. Deixei alguns óbvios de fora (romances melosos, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, etc.) por motivos ainda mais óbvios. Selecionei apenas aqueles que realmente gostei. Nada de dramas adolescentes que todos já sabem como terminam. Segue a lista por ordem de lançamento do filme. As sinopses, como fiquei com preguiça de escrever, copiei daqui e daqui também:

1) Filhos do Silêncio (Children of a Lesser God), 1986: Baseado num sucesso da Broadway, o filme conta a história de amor de John Leeds, um idealista professor de deficientes e uma decidida moça surda, chamada Sarah. No início, Leeds vê Sarah como um desafio à sua didática. Mas logo o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional que rompe a barreira do silêncio que os separa.


2) Escrito nas Estrelas (Serendipity), 2001: Você acredita em destino? Sara acreditava muito. Tanto que, quando topou com o grande amor de sua vida, Jonathan, pensou que não era o momento de ficarem juntos. Tudo porque os dois estavam namorando outras pessoas. Então Sarah sugeriu que os dois deixassem seu segundo encontro por conta do acaso. Ela colocou o nome e telefone num livro e o vendeu numa loja de livros usados, e Jonathan colocou suas informações numa nota de cinco dólares e passou adiante. Se ele achasse o livro ou ela encontrasse a nota, então seria um sinal do destino. Alguns anos se passaram e Sarah estava de casamento marcado com outro quando.... E isso é só o começo de uma história que pode não fazer você acreditar em destino, mas certamente vai fazer você torcer para que ele leve os dois personagens a um final feliz.


3) Igual a tudo na vida (Anything Else), 2003: Nova York. Um casal de namorados está em crise. Jerry e Amanda vivem juntos. Ela não quer mais contato físico com ele, que vive enlouquecido com a situação. Jerry é escritor de programas de TV e ouve as histórias e conselhos de David, um veterano roteirista com a cabeça cheia de teorias. Amanda hospeda a mãe cantora de boteco no apartamento onde mal cabem os dois. A mãe de Amanda é outra doida de carteirinha. Jerry e Amanda combinam ir para um hotel onde tentarão salvar o namoro. Mas Amanda parece não estar nem ai com o pobre rapaz que está mais confuso que cego em tiroteio. Entre mortos e feridos, será que alguém vai se salvar?


4) Closer, perto demais (Closer), 2004: Paixão, drama, amor e abandono marcam a história de dois casais, cujas relações se complicam quando o homem do primeiro casal se apaixona pela mulher do outro casal.


5) De Repente é Amor (A lot like love), 2005: Casal encontra o verdadeiro amor... mas exatamente no momento mais errado de suas vidas.


Apreciem.


H (without envy)

2 comentários:

The Owl disse...

"Igual a Tudo na Vida" e "Closer" podem ser contraproducentes em um Dia dos Namorados..rsrs.

D Torres disse...

Bom, como cada se humano é singular, não existe a receita certa para um namoro funcionar e tão pouco um filme para este tema. Trata-se de uma seleção lúcida, séria sem o romantismo exagerado do tipo Don Juan. Há gosto para tudo, mas Escrito nas estrelas é uma boa pedida, com um atores que compõem uma química sem exageros ou muita dureza, fazendo o espectador sair do crítico realismo.