quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Conversando.. no banheiro?!



Algumas semanas atrás, enquanto estava juntando forças para assistir uma das palestras da 4a semana de biblioteconomia da faculdade, comecei meio que por imposição a participar de uma conversa de duas colegas de curso (que, por motivo de preservação de suas integridades física e moral, ficarão conhecidas como “Estrela-do-mar” e “Primeira mulher”).

Não sei como tudo chegou aquele ponto. Só sei que, no instante em que meu pára-quedas abriu, a confabulação havia chegado a um ponto que, logo presumi, só daria merda.

A Srta. “Primeira mulher”, num ataque pouco elucidativo de curiosidade, queria saber que tipo de coisa os seres humanos do sexo masculino conversavam quando estavam no banheiro. Não acreditando na minha resposta, mesmo com a corroboração do Sr. “Acólito oriental” (outro colega que dispensa apresentações), que se encontrava por ali depois de ser jogado de um cargueiro nipônico, ela disparou aquele que, acredito eu, seja uma das questões mais perturbadoras para o universo feminino em relação ao masculino: “mas, por que os homens não conversam no banheiro?!”

Nos três ou quatro segundos seguintes, acho que devido ao calor do ambiente naquele instante, posso jurar que ouvi o criquilar de um grilo.

Nunca havia imaginado que um dia precisaria responder a essa pergunta! Afinal, existem tantos lugares mais convidativos para um bate-papo entre homens: um barzinho, uma balada, um jogo de futebol, uma aula chata de “Estudo de Usuário” etc. Então, para quê nós, machos reprodutores graças a evolução e a seleção natural, iríamos jogar conversa fora justamente num lugar reservado para (usando termos suaves) eliminar fluídos e manter a (pouca) higiene em dia?!

A descrença desmedida da Srta. “Primeira mulher” me deixou muito encucado. Mesmo demonstrando pouco interesse (ou sapiência daquilo que escrevi no parágrafo anterior), a expressão da Srta. “Estrela-do-mar” também me deixou pensativo. Vou pesquisar um pouco mais sobre isso (sim, eu vou!) e trarei os resultados da minha pesquisa de campo num próximo post.


H (afinal, por que as mulheres conversam no banheiro?!)

Um comentário:

The Owl disse...

Bom, em primeiro lugar, gostaria de elogiar os codinomes extremamente sutis que vc criou. Mesmo estudando naquele departamento, não consigo nem imaginar quem sejam os envolvidos na conversa em questão.

Eu tb não entendo pq mulher conversa em banheiro, mas é uma prática muito comum (daí a incredulidade da Primeira Mulher e da Estrela-do-Mar, acredito eu).

Sempre me sinto acuada quando aparece um ser que nunca vi na vida querendo confabular sobre cremes de cabelo ou falar mal de homem.

Acredito que nossa regra de etiqueta banheiral seja diferente da de vcs. E, claro, no nosso caso não há o risco de acidentalmente vislumbrarmos as...partes umas das outras durante a conversa.