segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cabeceira do H: às trevas com carinho


Fazia um bom tempo que não escrevia nada sobre esse quadro. Na verdade, eu gostaria muito de terminar o livro que estava lendo (ou melhor, enrolando) nas últimas 6 semanas. Mas não consegui. E como as aulas já vão começar, resolvi parar a leitura desse e falar sobre um livro que li duas vezes e o considero muito especial. Antes, como é de praxe, vamos ao momento flashback para explicar como cheguei até esse livro:

No meu antigo emprego, costumava trabalhar todos os sábados e 3 domingos por mês. Até hoje não sei como sobrevivi mais de 3 anos naquela merda! O salário nem era aquelas coisas. Minha chefe era um porre (novidade! Qual não é??). As pessoas, às vezes, conseguiam me irritar de tal maneira que precisa morder a língua mais de uma vez para não mandar um pro inferno. Mas claro que também tinha seu lado bom, principalmente nos finais de semana. Podia ouvir rádio o dia todo, assistir TV de vez em quando. E até ler. Num domingo qualquer de 2004, como de costume bem parado, peguei algumas revistas Veja da pilha que tinha por ali perto e comecei a folheá-las. Gostava de ler as críticas sobre cinema e literatura nessa revista (hoje, deixei minha ingenuidade de lado!). Numa dessas passadas de página, li uma análise sobre um livro policial que estava sendo lançado. Gostei tanto da crítica que, na minha primeira folga, fui até a livraria mais próxima e comprei o livro imediatamente.

'Apelo às trevas' (Darkness, take my hand) é o terceiro livro do autor americano Dennis Lehane (Sobre Meninos e Lobos foi seu primeiro). Um autor excelente, diga-se de passagem. Sua maneira de conduzir uma história é fantástica. E é exatamente o que acontece nesse livro em particular. Dennis Lehane criou uma dupla de detetives para uma série que, por enquanto, conta com 5 livros lançados: Patrick Kenzie e Angela Gennaro. 'Apelo às trevas' é o segundo da dupla. Nesse livro, eles são contratados por uma psiquiatra para descobrir as origens de intimidações que ela e seu filho estão sofrendo. O desenrolar da história (de maneira majestosa) leva a dupla de detetives até uma investigação bem mais complicada: um serial killer que vem agindo há mais de 20 anos. Alguns acontecimentos os levam a crer que o assassino é alguém muito próximo.

Numa das partes mais instigantes do livro, Patrick encontra uma carta do serial killer no seu apartamento. Transcreverei uma parte:

"... na verdade, tirar a vida de alguém é muito parecido com sexo. Às vezes é um ato transcendente, orgástico. Outras vezes, bem, é uma coisinha mediana, tudo bem, não foi lá grande coisa, mas o que se pode fazer? Uma espécie de sensação. Mas nunca deixa de ser interessante. É algo que fica em sua memória ..."

Foda, né?! Pois é. Gostei tanto desse livro, que acabei comprando todos os demais do Dennis Lehane. Todos perfeitos. Ainda falarei sobre algum outro livro dele. Por enquanto, fica a dica desse. Agora, voltarei a entrega do Oscar.


H ("O que importa é o sofrimento. Entenda isso.")

* Imagem retirada do blog O av3sso do espelho é você...

2 comentários:

Juliana Almeida disse...

Caramba, isso aqui atualiza rápido!
Valeu pela dica H, tá anotado!

PS: Que imagem horrível, dá calafrios....

Eu sou a Fabiana Carneiro, disse...

Olá, gostei muito dos teus textos. E fico muito feliz em saber que me acompanhas... Adorei ver a imagem e a referência... Parabéns!!!