quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Da pré-história até hoje em dia...


O ser humano é preguiçoso por natureza. Chega a ser até viciante a forma como essa preguiça se espalha. Tão incontrolável quanto o reflexo de um bocejo.

Desde que o homem deixou de ser nômade, decifrou os segredos da agricultura e da pecuária, descobriu que não precisava mais ficar andando de caverna em caverna, correndo de predadores ou atrás de comida fresca, mal sabia ele, mas era dada a largada para a Era da Preguiça. A roda, a eletricidade, o motor a combustão, a geladeira, a comida enlatada...

Pense nos seus hábitos diários e você vai encontrar uma infinidade de não-fazeres. Como você vai e vem do trabalho? Prefere elevador a escada?? Quantos aparelhos eletrônicos você possui que utilizam controle remoto??? Fim de semana.. fazer o almoço ou ir no Mc?? No trabalho.. fazer o máximo de trabalho que conseguir em 7, 8 horas ou ficar na net verificando/mandando email??

Pois é. A “Síndrome de Jaiminho” (“eu quero evitar a fadiga”, lembram?) parece engraçada na TV. Mas na vida real é outra coisa. Já é considerada um dos grandes males do século XXI.

Claro que eu não sou uma exceção! Adoro não fazer nada o dia todo. E sabe o que isso me deu? Hipertensão. Barriga. Calvície (na verdade, esse foi herança por parte de pai.. esqueçam esse! rs).

Quando olho a minha volta, vejo que (a grande maioria de) nós nos tornamos verdadeiros “funcionários públicos”. E isso não é só em relação ao trabalho, mas também ao jeito mórbido que levamos (ou melhor, que deixamos de levar) nossas vidas.

E onde foi que tudo isso começou? Lá com aquele primitivo que, depois de plantar uma semente, colher os frutos, derrubar a árvore, fazer um cercado e capturar alguns animais selvagens, resolveu virar latifundiário, contratou trabalho escravo e viveu à base de sombra e água fresca...

Agora deu uma preguiça de continuar escrevendo esse post. Acho que vou terminá-lo outro dia.. rs


H (Todos temos um pouco da Bahia em nossas veias.. rs)

Um comentário:

The Owl disse...

Eu ia comentar alguma coisa mas me deu preguiça...