quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

História com "H" - V


Charles Monroe Schulz: Charles M. Schulz nasceu em Mineápolis (EUA), em 26 de novembro de 1922. Era filho de Dena Schulz, uma dona de casa, e Carl Schulz, um barbeiro alemão. Era um adolescente tímido e solitário, talvez por ser o mais jovem de sua classe na Central Hight School, na cidade de Saint Paul. Depois da morte da sua mãe, em fevereiro de 1943, alistou-se no Exército dos Estados Unidos, sendo enviado ao Acampamento Campbell, em Kentucky. No ano seguinte, foi para a Europa lutar na Segunda Guerra Mundial como líder da esquadra de infantaria da 20º Divisão Blindada dos Estados Unidos. Depois de deixar o exército em 1945, começou a trabalhar como professor de arte na Art Instruction Inc.

Os desenhos de Schulz foram publicados pela primeira vez por Robert Ripley em sua columa Ripley's Believe It or Not!. Suas primeiras tiras cômicas regulares, Li'l Folks, foram publicados entre 1947 e 1949 por St. Paul Pioneer Press. Esta vinheta também tinha um cachorro, de aspecto bastante semelhante ao Snoopy. Em 1948, Schulz vendeu sua historinha ao Saturday Evening Post.
Iniciou a série de desenhos do Snoopy (Peanuts) em 2 de outubro de 1950 e os desenhou por quase 50 anos, até se aposentar em virtude de sua doença, em 14 de dezembro de 1999. Seus personagens tiveram grande êxito porque retratavam a vida cotidiana e cada um dos seus personagens escondia uma mensagem atrás de si.

Schulz faleceu de infarto agudo do miocárdio no dia 12 de fevereiro de 2000, em Saint Rosa. Foi enterrado no Cemitério Plesant Hill, em Sebastopol.


E, nesse mesmo dia 12 de fevereiro, no ano de 1954, nascia, no vilarejo de Floresta (que só seria elevada a município em 1960, desmembrando-se de vez da cidade de Maringá), estado do Paraná, a pequena Maria de Lourdes Picolli. Primogênita do casal Ludovina Ricordi e Valdemar Picolli, perdeu a mãe logo cedo, sendo criada pela avó materna até a morte dessa. Com o novo casamento de seu pai, em 1959, com Angelina Piai e, consequentemente, com o nascimento de seus outros 5 irmãos (além de mais um do primeiro casamento de seu pai), aprende desde cedo os afazeres de casa, sendo vista, dessa forma, como uma segunda mãe para a maioria deles. Em meados da década de 1970, quando a família se muda de Maringá para São Paulo, aprende os ofícios da costura, conseguindo logo seu primeiro emprego remunerado no ramo. Case-se em dezembro de 1980, com Claudionor Leite, assumindo também o sobrenome do marido. Apesar das dificuldades financeiras nos primeiros anos, o casal teve dois filhos (um deles, essa bela pessoa que vos escreve! rs), Agamenon e Agda, respectivamente nos anos de 1983 e 1984.

Atualmente, apesar da vida financeira mais cômoda, ainda exerce informalmente a profissão de costureira. Segundo a própria, como um tipo de “hobby saudável”. Mora com marido e filhos numa casa modesta na zona oeste de São Paulo. Como toda baixinha invocada, possui um grande coração, uma fé exemplar e uma mão para cozinhar que Benza-Deus! rsrs


H (Parabéns, "véia"!)

Nenhum comentário: