sábado, 14 de fevereiro de 2009

Universo desconhecido - post convidado

O nosso querido corredor.. a parte que nos cabe nesse latifúndio

Depois de anos de cursinho, de prestar de Educação Física a História na FUVEST, resolvi me dar uma última chance e prestei Biblioteconomia. Quando passei, quase tive um ataque cardíaco (acho que foi tipo a sensação de ter ganhado na loteria) afinal foram tantas tentativas...

Como todo bom calouro, eu tava perdidinha da silva, só conhecia de fato a FFLCH e olhe lá. Por sorte minha amiga de cursinho de muitos anos, Rosana, também passou (Ciências Contábeis – FEA), então não estava sozinha nesse novo mundo que é a Universidade.

O dia da matrícula foi demais, claro que passei pelo trote. Me senti uma tela de pintura, trocentas pinceladas, tinta pra todos os lados e com o passar das horas a tinta secou e começou a rachar (afinal o calor era de arrebentar!) imagine a beleza! Ali tive contato com alguns veteranos, mas eram tantos veteranos de todos os cursos da ECA que eu não identifiquei bem quem era de Biblio.

Agora sim, o “primeiro” dia de aula! Pegar o ônibus USP/Barra Funda (hoje Terminal Lapa) para ir até a universidade era muito especial pra mim, parece bobo, mas muitas pessoas sonham com diversas coisas, em realizações, em conquistas, o meu era passar no vestibular da FUVEST. Eu lembro que via o ônibus USP passar e pensava comigo “um dia vou pegar esse ônibus todos os dias!”, pois é, tinha conseguido.

Claro que eu e a Rosana resolvemos ir juntas, no ônibus ela me apresentou uma amiga que por sorte era aluna de Biblio! Aline, a primeira veterana que conheci, estava um ano na minha frente e foi ela que me apresentou a ECA, o CBD e me explicou quem eram aqueles professores no quadro de aulas com quem passaria o semestre, além de me apresentar também a mais três veteranas: Priscila, Laura e Marília que me receberam muito bem.

Como só conhecia a FFLCH, quando entrei no departamento de biblio, estranhei bastante. Era muito bem decorado, com uns sofás verdes, mesinha de centro, mesinhas laterais com vidro e banquetinhas tipo puffs. Percebi que era ali que eu iria conhecer outros companheiros de curso, pois os sofás eram, e ainda são, o ponto de encontro dos alunos do CBD. Neste local conheci a primeira pessoa da minha sala, Camila (que infelizmente desistiu do curso) e juntas passamos a explorar mais a ECA, as “Quintas & Breja”, a Dona Ermínia, etc.

Como boa bixete, é lógico que no primeiro dia de aula, estava eu com minha mochila, cadernos, dinheiro para xerox e tudo mais, foi então que descobri que na primeira semana de “aula”, não havia aula e sim recepção para os calouros, com muita festa, palestras e eventos o dia todo na Universidade. Participei de alguns, e para fechar a semana fiquei na minha primeira festa na Universidade, uma espécie de quermesse na Praça do Relógio, com barracas de comes e bebes e muita música em um palco montado bem no centro da Praça. Encontrei ali amigos que já estudavam na universidade e os que passaram comigo no vestibular, foi de fato muito, mas muito bacana.

Primeiro dia de aula, agora sim! Nossa que ansiedade, o desconhecido nos gera um medo muito estranho, medo de não dar conta do recado, de como seriam meus colegas de sala, de como seriam os professores, de como seria o curso (mesmo porque, pra quem não sabe, prestei Biblioteconomia com a plena consciência de que não ficaria no curso, faria transferência interna para História no mês de julho e iria para a FFLCH, detalhe, naquele ano abriram, se não me engano, 47 vagas para a História, estava no papo, porém bastou cursar um semestre para ver que na Biblio eu teria mais futuro, sendo uma área que carece de profissionais, é interdisciplinar e fora os amigos queridos que fiz). Se não me engano a aula era de Fundamentos em Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação com o professor Fernando Modesto. Lembro que ele quis conhecer a turma, então conforme o pessoal ia se apresentando, percebi que muitos já tinham sido alunos da USP em outros cursos, em outras unidades, aí bateu o medo, será que eu conseguiria acompanhar esse povo? Será que eram legais? Eram nerds chatos? Mas a amizade e o companheirismo tomaram o lugar do medo e com o passar dos anos adquiri um carinho especial por todos da sala, uns ficaram mais chegados, amigos que pretendo levar pela a vida a fora.

Hoje estou praticamente no último ano, logo será minha despedida da Universidade de São Paulo, porém a sensação dos primeiros dias sempre é reavivada na semana de recepção dos bixos, onde vejo a felicidade no rosto da garotada que passou, a vontade de aproveitar tudo que a universidade tem a oferecer, de conhecer o campus, da expectativa de uma nova fase. Mas uma coisa é certa, sou feliz por ter tido a oportunidade de usufruir da Cidade Universitária, da diversão ao compromisso das aulas e do estágio, coisa que infelizmente grande parte dos alunos não consegue. É como dizem, uma vez aluno da USP sempre você terá um pouquinho dela em você. Sentirei saudades e levarei ótimas lembranças de uma das fases mais importantes da minha vida.

Juliana Almeida (vulgo, Jujuba.. rs)


H (good memories)

* Imagem retirada do Flickr do Cabieca

Um comentário:

Juliana Almeida disse...

hahahaha vulgo Jujuba foi ótimo H!!

Valeu pelo convite ;-)

Bjoka!