terça-feira, 6 de outubro de 2009

O sopro de alívio e as primeiras pedras



Começar a trilhar caminhos inéditos não é fácil. Na verdade, ninguém nunca me disse que seria fácil. Porém, nós sempre temos uma esperança, não é mesmo?!

Quando os primeiros entraves aparecem, é normal sentir aquela vontade quase incontrolável de desistir, largar tudo como está para que, futuramente, outro corajoso entusiasta encontre melhores meios para concluí-lo.

Ultimamente tenho me sentido imerso naquele poema do Carlos Drummond de Andrade em que, num determinado momento, ele (ou o personagem do poema) se encontra “cercado” por pedras, não podendo seguir ou retroceder.

Essas pedras, as quais logo alcunhamos de “obstáculos”, muitas vezes são tão grandes que acabam por tornar o restante do caminho totalmente invisível aos nossos olhos. Damos pulos ou tentamos circundá-las, na tentativa sempre fracassada de enxergar aquilo que se encontra além.

Nesses casos é que uma orientação, a chamada “mão-amiga” faz sempre uma diferença, auxiliando com os equipamentos necessários para escalá-las. Não raro, algumas vezes surge aquele frio na barriga devido a altura que esse ou aquele obstáculo adquire. E, novamente, cabe a mão-amiga nos incentivar, deixando claro que o medo nada mais é do que a falta de confiança tentando nos incapacitar de todas as formas a enfrentar o desconhecido.

O desconhecido pode ser uma aventura ou uma chatice; um filme de terror ou uma comédia pastelão. Suas definições, para serem conhecidas, só dependerão da carga acumulada que trazemos conosco. Cada um só faz a viagem que quiser. Ou puder fazer.


H (estagnado)

3 comentários:

The Owl disse...

Bom, acho que os caminhos permanecem totalmente desconhecidos só por um tempinho, já que ao longo da jornada vamos descobrindo para onde exatamente queremos ir.

Boa sorte!

Brunão disse...

Curiosamente, depois que conseguimos ultrapassar "a grande pedra", o que veremos são nada mais nada menos do que mais pedras. Algumas maiores, outras menores. Mas o que realmente importa é que você adquiriu os equipamentos necessários para as futuras escaladas!

Manda o medo "pro vinagre"! Bata no peito e escale já!!!

Abraço H!

BeKa disse...

Adorei o post, kbçudo!
O melhor do ano.. ainda bem que nunca precisei passar por isso! kkkk

Boa sorte.. amanhã a tarde tô chegando.. que tal pegarmos 1 cineminha?! ;]

Te ligo quanto chegar no Tiete, ok?

Abrejos
BeKa