sábado, 22 de agosto de 2009

Retrospectiva - 1 ano em 200 posts



Toda a primeira vez é inesquecível. De uma forma boa ou não. Movimentos trôpegos, as mãos a percorrerem mil lugares nervosamente. O suor a escorrer pelos dedos, tateadas indecisas. O pensamento turvo, com diversas coisas se atropelando ao mesmo tempo. Além daquele persistente calafrio a percorrer toda a espinha. E, depois de terminado, surge aquela perguntinha (muito) animadora: “será que fiz tudo certo?”

Se, lendo o parágrafo acima, você logo foi remetido a suas lembranças sobre sexo, aconselho a procura de um médico. O quanto antes, seu (ua) pervertido (a)! rsrs

Sério agora: o relato inicial, na verdade, assim como vocês puderam presumir pelo título desse post, é baseado no momento em que decidi criar esse blog, exatamente 1 ano atrás. Coincidentemente (ou não!), esse também é o post de nº 200! Por isso, resolvi que esse seria um “post retrospectiva”, um tipo de “brake-moment” para analisar tudo (ou quase tudo) que já publiquei aqui.

Quando tomei a decisão por criá-lo, o fiz meio que pressionado, depois de um “empurrão amigo” de um ser inspirador (também conhecido como Luciana Meira.. rs). Eu aceitei o desafio, mesmo sem saber direito o que seria feito dele. Não tinha a menor ideia do quê, como ou quando postar. Como o tema que eu tinha para tcc (naquela época) girava entorno disso (blogs pessoais), imaginei que seria uma boa hora de experimentar a criação de um.

Nos primeiros posts, tentei me apresentar, mostrar quais seriam as minhas intenções e gostos. Relendo esse e mais esse, percebo agora que nem cheguei perto! rsrs

O assunto biblioteconomia apareceu raríssimas vezes. Talvez para provar que essa carreira não foi uma escolha consciente, por paixão. Foi apenas uma escolha como outra qualquer.

Meus trabalhos literários (ou, simplesmente, poemas medíocres resultantes de uma adolescência típica) também tiveram lugar aqui. Tudo começou quando percebi que seria uma boa criar pequenos quadros periódicos com uma temática delimitada. Assim, surgiram o “Momento Poesia” e o “História com 'H'”. Logo, também surgiu um quadro inspirado na conversa que tive com uma amiga depois de um comentário dela sobre um post-tributo que fiz para os livros que já havia lido. Dessa forma, criei o "Cabecereira do H".

Mas, eu sentia que faltava algo. Um assunto que sempre gostei foi cinema. Sou cinéfilo desde que me conheço por gente. Aliás, acho que até antes disso! rsrs Mas escrever sobre algo é muito diferente de somente apreciá-lo. Por isso, fui um pouco mais relutante em trazer esse assunto para cá. Até que um dia, um amigo me mandou um e-mail dizendo que sentia falta de música no blog. Daí pensei: "e por que não juntar os dois assuntos num só?". Então, depois de muita pesquisa, em dezembro/08, nasceu o "Compositores", com uma lista limitada (e por minha escolha) dos melhores criadores de trilhas originais de cinema. Como a recepção do novo quadro foi muito positiva, percebi que, se seguisse nessa linha, colheria vários frutos.

Apesar disso, como um blog pessoal realmente o é, dificilmente a personalidade e o cotidiano do seu criador ficam de fora das postagens. Eu senti isso na pele no fim de novembro/08, quando uma decepção me acertou em cheio. Minha vontade, naquele momento, era desistir de tudo! E não estou falando só do blog. Mas desistir desse "Meu Mundo" seria desistir de tudo que gosto e acredito. A volta não foi triunfante, porém, um alívio. Uma coisa boa que essa decepção trouxe ao blog?! O quadro "post convidado".

Outros quadros que fizeram/fazem parte desse Mundo que merecem uma citação: "Top", um ranking sobre qualquer assunto que vier a mente; "Dica cultural"; um de análise de filmes récem vistos na telona, que resolvi não nomear; "Informe geral", uma tentativa de manter meus seguidores atualizados sobre as novidades do blog; "Auto-história", satisfazendo uma paixão antiga por carros clássicos; e, com o fim do "Compositores", surgem o "Diretores" e "Ícones da 7a arte".

Outros assuntos que circularam por aqui e que eu não poderia deixar de comentar: meus amigos, num dos posts que mais gostei de escrever; trabalho, sempre falando mal, até porque, não tem como mentir nessas situações; infância e as minhas saudades dessa época de ouro; faculdade e minhas frustrações com a biblioteconomia; e, talvez, individualmente falando, o mais presente deve ter sido o Michel.

Bom, eu acho que é isso. Me passou pela cabeça falar um pouco sobre como será o futuro desse blog (pois é, ele terá um futuro!), mas acho que agora não seria o melhor momento. Quero só agradecer a todos que me inspiraram, direta ou indiretamente, durante esse último ano. Vocês me deram forças para não desistir em instantes decisivos, me ajudaram a continuar e tomar gosto por esse lugar, minha "casa virtual"; meu mundo, do tamanho de todos vocês.

Obrigado pessoas. Não citarei nomes porque posso acabar esquecendo de alguém, e isso seria a maior injustiça que poderia cometer. Espero continuar por aqui, escrevendo bem e diversificadamente. Nos encontramos no próximo ano.. quem sabe, no post número 400.. rsrs

H (aqui e ali.. diversos pedaços em inúmeros lugares)

2 comentários:

Sr. Kubota disse...

Parabéns Senhor! A construção de algo duradouro se faz com muitas lutas, desafios, frustrações e reflexões. Que este blog tenha várias retrospectivas!

The Owl disse...

Parabéns atrasado! Muito legal completar 1 ano, né? Acho que se pode dizer que a Luciana foi madrinha de dois blogs, já que o fato de ela ter se entusiasmado com o meu foi um dos motivos pelos quais eu não desisti dele logo no começo.

Parabéns de novo e que venham vários aniversários!